1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121124 trinidadColômbia - Adital - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) chamaram hoje o presidente norte-americano, Barack Obama, a perdoar o guerrilheiro Simón Trinidad para que ele participe dos diálogos de paz com o Governo colombiano.


Em 2008, Trinidad foi condenado nos Estados unidos a 60 anos de prisão.

Em um comunicado lido no quarto dia da mesa de diálogo instalada aqui, as forças insurgentes pediram ao governante estadunidense que utilize seu poder para que o guerrilheiro se incorpore ao processo em que as partes buscam solucionar 50 anos de conflito armado.

"Imenso aporte à paz na Colômbia faria o Governo dos Estados Unidos com esse gesto de humanidade”, afirmou em sua chegada ao Palácio de Convenções, sede das discussões, Ricardo Téllez, um dos membros da equipe das FARC-EP na mesa.

Nossa convocação de paz, acrescenta o documento, nos impele ao diálogo e a buscar que as razões de nosso levantamento se resolvam por vias pacíficas, para o qual esperamos seu concurso.

Em 6 de novembro último, no encontro na sede da Prensa Latina com vários meios de comunicação, o chefe da equipe no diálogo com o Governo, Comandante Iván Márquez, mostrou sua confiança em que Trinidad está presente nas conversas.

Esperamos que Barack Obama o absolva, em um ato de justiça, em um verdadeiro ato de paz, disse naquela ocasião.

Cremos que Trinidad pode ter um papel muito importante neste proceso e esperamos que o governo norte-americano assuma esta atitude e vocação compreensiva. Tudo não pode ser apoio para a guerra, é hora de os Estados Unidos ajudarem aos colombianos neste anseio de semear a paz, declarou.

Desde o início, quando as FARC-EP anunciaram os convocados para a mesa, o nome de Trinidad figurou no grupo por considerar a força guerrilheira que sua presença era imprescindível por sua experiência e sabedoria em processos anteriores de paz em San Vicente del Caguán, Caquetá (1999). O guerrilheiro respondeu de imediato sua vontade de se incorporar, em busca de uma solução política ao conflito armado e solicitou em carta ao presidente Obama que facilitasse sua participação.

Na última segunda, no início dos diálogos, a delegação insurgente chegou ao Palácio de Convenções com uma foto em escala real do guerrilheiro, que deixava claro seu desejo de que estivesse junto a eles.

Os diálogos de paz se restabeleceram hoje logo após um primeiro recesso com o tema da política de desenvolvimento agrário integral como prioridade de uma agenda de cinco pontos.

Segundo o previsto, se espera que as discussões continuem neste fim de semana.

A notícia é da Prensa Latina/ale/may/wmr


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.