1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

lugo21Paraguai - Opera Mundi - Para o ex-presidente, a organização do pleito está comprometida por estar a cargo de uma Justiça Eleitoral "viciada".


O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, destituído do cargo após o golpe de 22 de junho deste ano, questionou nesta sexta-feira (31/08) a transparência das próximas eleições gerais do país, marcadas para abril de 2013.

Para o ex-mandatário, o processo eleitoral está “viciado” devido à organização estar a cargo de defensores do governo de Federico Franco, que assumiu o poder após o julgamento político realizado pelo Congresso paraguaio.

"Nos perguntamos se uma Justiça Eleitoral, viciada por integrantes de partidos tradicionais e conservadores, que executaram esse golpe, pode garantir eleições livres, transparentes e críveis", afirmou Lugo.

A legitimidade da eleição presidencial paraguaia é considerada um ponto fundamental para o fim da suspensão ao país no Mercosul e na Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

Nesta sexta-feira, o ex-presidente voltou a dizer que o governo local “sente o isolamento” ao qual foi submetido, principalmente, pelos seus vizinhos.

A OEA (Organização dos Estados Americanos) já enviou representantes ao Paraguai para acompanhar a organização do pleito. Além disso, Lugo reivindica a presença de observadores de outros órgãos, como a União Europeia, o Mercosul e a Unasul.


(*) com agências internacionais


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.