1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120426 ChavezVenezuela - RNW - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, retornou na madrugada desta quinta-feira para a Venezuela, após 11 dias em Cuba para mais um ciclo de radioterapia contra o câncer.


"Chávez chegou", anunciou no Twitter o ministro venezuelano da Informação, Andrés Izarra, que também publicou uma fotografia do presidente após o pouso de seu avião no aeroporto internacional de Maiquetía, perto de Caracas.

Ao contrário de ocasiões anteriores, os medios de comunicação oficiais não exibiram imagens ao vivo da chegada do presidente, que se despediu no aeroporto de Havana do dirigente cubano Raúl Castro.

A princípio, a viagem a Havana deveria representar o fim do tratamento de radioterapia iniciado em março, mas o presidente venezuelano afirmou que ainda voltará à ilha para um novo ciclo de radioterapiao.

"Já no avião! Todos muito contentes pois vamos rumo à nossa amada Venezuela! Saudações levo de Fidel e de Raúl! De toda Cuba! Viva Venezuela!" - escreveu Chávez horas antes em sua conta no Twitter (@chavezcandanga).

Chávez, 57 anos, retirou um tumor maligno em Cuba no dia 26 de fevereiro, na mesma região onde extirpou um câncer em junho do ano passado.

O presidente não permite que se revele o local ou o tipo de câncer que o afeta.

O longo silêncio de Chávez em Cuba fez surgir nos últimos dias uma onda de boatos nas redes sociais sobre o agravamento de seu estado de saúde.

No poder desde 1999, Chávez planeja disputar as eleições presidenciais de 7 de outubro próximo, visando um terceiro mandato de seis anos.

Chávez disputará a presidência contra o governador do populoso estado de Miranda (norte), Henrique Capriles Radonski.

Na segunda-feira, Chávez comentou os boatos sobre o agravamento de seu estado de saúde ao advertir que "teremos que ir nos acostumando, principalmente nos próximos meses, a viver com rumores, porque isso é parte dos laboratórios de guerra psicológica (...) é da estratégia burguesa da direita venezuelana".

"Estou nas sessões de radioterapia, o tratamento já vai bastante avançado, e para os que dizem isso, aquilo e não sei mais o que (...), precisam perguntar a qualquer pessoa neste mundo que tenha sido submetida à radioterapia para ver quais são os impactos que tem", disse Chávez para justificar seu silêncio.

© ANP/AFP


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.