1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

albaAmérica Latina - Diário Liberdade - Foi encerrada neste domingo (14), em Havana, a 13ª Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), que marcou os 10 anos de existência da organização e os 20 anos de amizade entre Cuba e Venezuela.


Foto: Ismael Francisco. Por Cubadebate.

Com a presença de representantes dos países que integram o bloco, comemorou-se os 10 anos de luta pela integração latino-americana na Alba – fundada em 14 de dezembro de 2004 pelos governos de Cuba e Venezuela –, somando-se este ano à organização São Cristóvão e Névis e Granada.

Em sua declaração final, os membros da Alba reiteraram o compromisso do bloco em rechaçar o criminoso bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, suas ações de desestabilização contra o governo soberano da ilha, o fim da inclusão do país na "espúria e arbitrária" lista de países patrocinadores do terrorismo feita pelo imperialismo ianque e pela libertação dos três antiterroristas cubanos presos injustamente nos EUA.

Também condenaram energicamente a aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos de sanções contra a Venezuela e suas tentativas de derrubar o governo legitimo do país sul-americano. Outra resolução importante foi a reiteração do apoio aos diálogos de paz que ocorrem em Havana entre as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano.

Ajudar a Argentina em sua luta pelas Ilhas Malvinas (roubadas pela Inglaterra) e contra os fundos abutres foi também um tema destacado na declaração, assim como a solidariedade com a Bolívia em seus legítimos esforços para conseguir uma saída para o mar, o aprofundamento da cooperação solidária com o Haiti para a reconstrução social e econômica do país e também o apoio à plena independência de Porto Rico.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.