1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

campoHonduras - Diário Liberdade - Camponesas hondurenhas se manifestaram esta semana para exigir medidas contundentes do Estado contra os efeitos causados pelas mudanças climáticas nas zonas rurais do país.


Elas pedem políticas de crédito que envolvam as pequenas produtoras para não serem condenadas à miséria. "No campo há fome, há pobreza, há desnutrição", disse uma das camponesas à Telesur, recordando que muitas famílias perderam seus cultivos devido aos efeitos negativos das mudanças climáticas.

Atualmente, mais de 51% da população hondurenha vive nas áreas rurais do país.

'As camponesas merecem todo o nosso crédito'

Entre os dias 4 e 12 de dezembro está sendo realizada em Lima, no Peru, a 20ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20), e a Plataforma Agrária, uma organização com mais de 30 entidades de Honduras, encabeça a campanha ''As camponesas merecem todo o nosso crédito''.

A organização comunica que a agenda política das mulheres do campo na COP 20 busca garantir que o governo de Honduras crie uma estratégia regional que dê resposta imediata à população, particularmente às mulheres e crianças, em relação à saúde física e mental diante dos desastres climáticos, informa o blog Honduras Tierra Libre.

A Plataforma Agrária é uma rede nacional formada por mais de 30 organizações, cujo objetivo é o cumprimento da Constituição da República de Honduras que estabelece uma reforma agrária, e conseguir mudanças nas políticas públicas a favor dos camponeses e camponesas através da Lei de Transformação Agrária Integral, apresentada ao Congresso Nacional de Honduras em 2011.

Segundo relatórios da German Watch (2013) e Oxfam (2014), Honduras é o país mais vulnerável do mundo e o mais efetado pelas mudanças climáticas nos últimos 20 anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.