1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

guerra aguaBolívia - ADITAL - O filme mostra como o serviço de fornecimento de água foi repassado às multinacionais estrangeiras e como o governo manobrou a exploração de recursos naturais para dominar a população.


Na Bolívia, em 1995, o regime neoliberal capitalista, através de empresas multinacionais, começou a criar raízes no país e o recurso natural à água era então o principal alvo de exploração. A população reagiu aos abusos do governo, criou movimentos anticapitalistas e anticorrupção e foi à luta. Esta temática é abordada no documentário "A guerra da água", que mostra a grande resistência popular que surgiu após a Lei de Privatização da Água no pais andino.

O filme mostra como o serviço de fornecimento de água foi repassado às multinacionais estrangeiras e como o governo manobrou a exploração de recursos naturais para dominar a população. A polêmica Lei das Águas e as estratégias do governo de Hugo Banzer, à época Presidente da Bolívia, são mostradas e confrontadas com a difícil realidade vivida pelos camponeses, principais afetados pelas regras injustas impostas pela privatização das águas.

São mostradas imagens dos conflitos populares de 2000, ano que marcou a população boliviana, em especial a da cidade de Cochabamba, que cansada dos abusos governamentais saiu às ruas, se organizou em movimentos de resistência e afrontou o governo boliviano para o fim dos consórcios estrangeiros de exploração da água. Os conflitos duraram quatro meses e puseram fim aos consórcios com as empresas Becthel e Águas del Tunari.

Os movimentos de resistência mostraram que a força do povo pode vencer. Apesar dos conflitos violentos, a população de Cochabamba mostrou sua força, mudou as regras e voltou a tornar a água um patrimônio publico. O filme nos leva ainda a refletir sobre a privatização dos recursos naturais e como a força popular pode confrontar e transformar por completo sua realidade, quando há organização e união em prol da defesa de um ideal. E alerta para as reais intenções de instituições como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) nos países da América Latina.

Para assistir ao documentário ative as legendas e traduza para o idioma de seu desejo.

Ficha técnica:

Título: A guerra da água

Gênero: Documentário

Duração: 18 min

País: Bolívia.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.