1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

perez esquivelAmérica Latina - ADITAL - Os governos, mesmo os ditos mais populistas, estão fazendo acordos secretos com multinacionais, como a Monsanto, que, segundo Esquivel, foi expulsa de diversos países do mundo, mas que "o governo argentino trata como heróis".


A revista "Outro Viento" visitou, recentemente, as instalações do Serviço de Paz e Justiça (Serpaj) para entrevistar o presidente do Conselho Honorário da entidade na América Latina e Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel (foto). Para ele, a política de direitos humanos na AL é difícil e perigosa, já que, por um lado, ainda há países em que se encontra uma forte perseguição àqueles que defendem os direitos humanos, como México, Honduras, Colômbia e Paraguai. "Em Honduras, há mais de 100 jornalistas mortos, muitos estão exilados e outros tantos presos, tudo por defender a liberdade de informação".

Na entrevista aos jornalistas Pablo Frías Aramis Lascano, Esquivel observou que o exemplo mais grave é o da Colômbia, que tem mais de 50 anos de conflito armado, envolvendo basicamente as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo. "Há outros grupos, como os 'parapoliciais', 'paramilitares' e o exército dos Estados Unidos". Segundo ele, nesse país, há mais de 6 milhões de pessoas desalojadas, de quem foram tiradas as terras para entregá-las a empresas multinacionais, que não vêm para promover políticas de desenvolvimento, mas de exploração. "Eles vem para saquear tudo o que podem. Aqui na Argentina, no Chile, ou em qualquer país latino-americano".

Os governos, mesmo os ditos mais populistas, estão fazendo acordos secretos com multinacionais, como a Monsanto, que, segundo Esquivel, foi expulsa de diversos países do mundo, mas que "o governo argentino trata como heróis".

Além das expropriações de terras, essas grandes empresas trazem outro grande problema: a exploração ambiental. Casos como as plantações de soja, que causam a desertificação do solo, e das plantações de pinho e eucalipto, que consomem muita água. "Os pinhos e os eucaliptos, quando são árvores adultas, passando dos 15 anos, absorvem entre 60 e 70 litros de água por dia. Quando se corta uma dessas árvores e a leva num caminhão, há de se calcular o quanto de água também está sendo levado. Multiplique essa quantidade de litros por 365 dias, por 15 ou 20 anos. E eu estou falando de apenas uma árvore. Então, quando passamos por quilômetros de hectares dessas plantações, percebemos o absurdo de água que é gasta", assinalou.

O Nobel também relatou que há vários países no mundo que sofrem com a falta de água, 32 deles já quase não dispõem mais. Falta água para as coisas mais básicas. Além disso, essa água ainda é utilizada de outras formas mais preocupantes, como é o caso do "Fracking". Esta é uma técnica para se extrair gases naturais de rochas profundas, injetando água a fortes pressões para causar rachaduras nessas rochas e liberar os gases. "Há alguns anos, meu amigo Fidel ([Fidel Castro, ex-presidente cubano] me disse: 'tenham cuidado com o fracking', eu nem sabia o que era isso, e ele me explicou". Essas perfurações, se mal feitas, podem contaminar os lençóis freáticos e prejudicar muita gente, pois esses gases causam diversas doenças, como o câncer.

O argentino Adolfo Pérez Esquivel iniciou, nos anos 1970, um trabalho com organizações e movimentos dos direitos humanos na AL. Posteriormente, participou dos movimentos de não-violência e, em 1973, publicou o periódico Paz e Justiça para difundir essa filosofia. Em 1980, recebeu o prêmio Nobel da Paz por seu compromisso com a democracia e os direitos humanos por meios pacíficos frente às ditaduras militares na América Latina.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.