1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

rafaelcorrea-amazoniapetrolEquador - Prensa Latina - O presidente do Equador, Rafael Correa, apresentou hoje perante o mundo a poluição deixada na selva amazônica pela multinacional estadunidense do petróleo Chevron.


"Esta é a mão negra da Chevron" afirmou o mandatário ao mostrar sua mão cheia de petróleo depois de colocá-la em uma das mil piscinas que foram deixadas na região, nas quais não se foram feitos os devidos trabalhos para evitar o dano ambiental.

Correa percorreu junto a autoridades do país e meios de imprensa nacionais e internacionais o poço Aguarico 4, na localidade de Lago Agrio, na província de Sucumbíos. Lá foi dada uma explicação técnica sobre a poluição que deixou a antiga Texaco, adquirida depois pela Chevron.

Com esta visita, o presidente começa uma campanha internacional, durante a qual personalidades do mundo que têm unido suas vozes a esta denúncia percorrerão várias zonas da Amazônia onde a transnacional manteve suas operações.

A campanha do governo obedece à negativa da empresa de reconhecer a decisão de um tribunal equatoriano que a condenou a pagar uma indenização de 19 bilhões de dólares aos povoados da Amazônia.

Já a Chevron apelou a uma corte de arbitragem internacional, e acusa a justiça do Equador de ter cometido atos de corrupção contra a empresa.

Correa afirmou que a companhia usou técnicas anacrônicas no país andino para poupar uns dólares.

O que fez no Equador não tem nome, enfatizou o mandatário, que disse que como parte da campanha seu governo pretende trazer ao país diferentes personalidades internacionais para constatarem os danos ambientais provocados pela multinacional.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.