1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130120 venezuelaVenezuela - Vermelho - Segundo o relatório anual da Organização do Países Exportadores de Petróleo (Opep), divulgado em setembro de 2012, a Venezuela ultrapassou a Arábia Saudita em volume de reservas de petróleo cru. Com 296,5 bilhões de barris em seu solo, a Venezuela torna-se o número um no ranking dos países com maiores reservas de petróleo, posto ocupado tradicionalmente pela Arábia Saudita, que caiu para o segundo lugar, com 264,5 bilhões de barris.


De 2003 para cá, quando passou 100% para o controle estatal, a petroleira PDVSA passou a financiar a maioria dos programas sociais. Desde então, US$ 300 bilhões foram investidos em programas sociais, segundo o governo. As missões bolivarianas, que levam saúde, educação e alimentos em casa, atendem hoje 20 milhões de venezuelanos — ou seja, 60% da população.

O chavismo reduziu a pobreza em 50%. Em 1999, 29% dos venezuelanos viviam na pobreza extrema. Hoje são 7%. A Unesco declarou a Venezuela país livre do analfabetismo. O salário mínimo é o maior da região: US$ 414. O desemprego é de 7,9%. Segundo a ONU, a Venezuela é o país menos desigual da América Latina.

Acompanhe a reportagem de Luiz Carlos Azenha para o Jornal da Record.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.