1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

manipulacionvenezuelaVenezuela - Opera Mundi - Têm estado circulando uma série de imagens polémicas sobre Venezuela numa autêntica campanha de intoxicação informativa. Essas imagens rapidamente foram reveladas como estando fora de contexto ou, simplesmente, como falsas. Mostram-se aqui alguns exemplos.


Em abril de 2002, a atuação dos principais veículos de comunicação privados na Venezuela foi decisiva para a derrubada – apesar de breve – de Hugo Chávez. Conforme depois o documentário A revolução não será televisionada demonstrou, a manipulação de imagens e informação armou o cenário e legitimou o golpe de Estado contra o presidente venezuelano, dentro e fora do país.

Agora, em 2014, as recentes manifestações contra Nicolás Maduro, eleito após a morte de Chávez, ano passado, também teriam sido manipuladas somente por televisões e jornais, de acordo com denúncias do atual governo, mas igualmente na web – espaço que há 12 anos não tinha o mesmo potencial informativo e político.

Na Venezuela, as redes sociais, com destaque para o Twitter, são amplamente usadas por ambos os lados, tanto que o próprio presidente e políticos da oposição o usam para fazer anúncios e se comunicar com seus seguidores. Desde quarta-feira (12), quando uma marcha opositora culminou em violência no centro de Caracas, diversas montagens e imagens falsas contra Maduro e o governo foram disseminadas, inclusive por jornalistas de redes como a CNN.

A partir da internet, saber o que de fato acontecia nas ruas da capital e de outras cidades do país foi impossível. No entanto, logo, a origem real de algumas imagens que eram compartilhadas, mostrando repressão policial e demonstrações multitudinais de apoio à oposição, foram reveladas. Fotos de protestos no Chile, Egito, Brasil e até Tailândia foram usadas "como prova" de que a polícia venezuelana reprimia violentamente, enquanto imagens de atos pró-independência da Catalunha foram apresentadas como marchas oposicionistas em Caracas.

Veja alguns exemplos:

Tida como venezuelana, a imagem abaixo foi feita em junho de 2013, no Brasil:

ven1

Nesta foto, guardas usando um felpudo chapéu de inverno na Caracas caribenha?

ven2

"Eu e você somos venezuelanos, amigo". Mas a frase deveria ter sido escrita em búlgaro:

ven3

Era para ser da repressão na Venezuela, mas o site da Al Jazeera comprova a origem da imagem:

ven4

As fotos de um militante basco torturado pela polícia espanhola são passadas como "brutalidade do governo venezuelano":

tortura espanhola

Só não prestaram atenção à data:

ven6

Uma procissão religiosa foi retratada como protesto contra o governo:

ven7

Imagem de apoio à independência da Catalunha (Europa) é localizada na Venezuela:

ven8


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.