1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

210414 cuba chinaCuba - Vermelho - O presidente cubano Raúl Castro recebeu o ministro das Relações Exteriores da República Popular da China, Wang Yi, neste domingo (20), quando ambos reafirmaram intenções de aprofundar as relações de cooperação e amizade entre os países.


O encontro, classificado de "fraternal" pelo portal Cuba Debate, evidenciou o bom estado da parceria entre o país caribenho e a China.

Raúl Castro e Wang Yi enfatizaram os projetos da ilha revolucionária e da República Popular chinesa de continuarem fortalecendo as relações de cooperação com perspectivas de maior desenvolvimento, com expressões dos laços fraternais entre os dois povos e governos.

Na agenda do encontro também estiveram presentes diversos temas do cenário internacional e a relação da China com os países latino-americanos e caribenhos, temas tratados pelo representante para esta área na Chancelaria chinesa, Shen Zhiliang, e pelo embaixador chinês em Cuba, Zhang Tuo, que também estiveram na reunião, de acordo com o jornal China Daily.

Wang disse que a China promoverá relações bilaterais que aumentem a cooperação mutuamente benéfica com Cuba, já que ambos são "bons amigos, camaradas e irmãos", e o desenvolvimento contínuo de uma relação abrangente de amizade com o país caribenho é central para a política diplomática chinesa.

"A China está pronta para avançar com a amizade tradicional e promover trocas de alto nível com Cuba," disse o chanceler. Wang instou os dois países a traduzirem a força da sua relação política de alto nível em resultados concretos de cooperação mutuamente benéfica para promover mais trocas relativas às suas respectivas experiências em governança.

Ele também defendeu o aumento da cooperação bilateral em áreas centrais, como o comércio, investimento, agricultura, infraestrutura, energia e mineração, pontuando que os dois lados precisam fortalecer novos pontos de crescimento em cooperação no turismo, em recursos renováveis e biotecnologia. "Também devemos apoiar com firmeza as buscas por um caminho de desenvolvimento adequado às respectivas condições nacionais," completou.

Raúl Castro também pontuou que Cuba e China beneficiam-se de uma amizade profunda e tradicional, de confiança política mútua de alto nível. "Cuba está disposta a promover a cooperação prática em várias áreas com a China e aprofundar as trocas bilaterais na experiência de construção nacional, assim impulsionando as relações bilaterais a novos patamares," afirmou.

O líder cubano e o chanceler chinês também ressaltaram a necessidade de fortalecimento da coordenação nos assuntos globais e regionais. Wang disse acreditar que Cuba continuará a desempenhar um papel construtivo e positivo na promoção do desenvolvimento da relação entre a China e a América Latina.

O chanceler chinês realiza uma série de visitas pela América Latina e Caribe para o avanço das relações da República Popular com a região. Suas próximas visitas incluem a Venezuela, Argentina e Brasil, que também receberá o presidente chinês, Xi Jinping, em junho, para a cúpula do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Com informações do portal Cuba Debate e do jornal China Daily.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.