1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

gabriel angelColômbia - FARC-EP - [Gabriel Ángel] O ano de 2012 ficará na história como o ano em que se conseguiu a aprovação dos Tratados de Livre de Comércio - TLCs - com os EUA e Europa, no pior momento que podia se esperar.


Desde os tempos de El Caguán, quando veio a público que o governo da Colômbia, em aliança com os EUA, preparara uma estratégia antidrogas de índole militar chamado "Plano Colômbia", as FARC-EP e a imensa maioria das organizações sociais e políticas que se opunham a esse projeto imperialista, assinalaram que o combate contra as drogas não era mais do que um pretexto, pois o famoso plano era, na realidade, um ambicioso projeto de dominação econômica, política e militar.

Uma dúzia de anos depois, os fatos demonstram a validade de tais apreciações. A aprovação pelo Parlamento Europeu do Tratado de Livre Comércio entre a União Européia e a Colômbia, constitui a prova mais recente disso. Há alguns meses atrás ouvimos qualificar como o mais importante objetivo da Cimeira das Américas, ocorrida em Cartagena, a entrada em vigor do TLC com os EUA. Doze anos contínuos de sangue e terror tinham que servir para algo mais do que extraditar 'capos'.

As medidas de ajuste econômico ditadas pelas entidades multilaterais de credito têm sido aplicadas e cumpridas de forma submissa. O investimento estrangeiro direto cresceu em proporções espantosas desde a implementação do Plano. As exportações colombianas se multiplicaram por dez. O credito externo fluiu para o país com excessiva generosidade. O déficit fiscal vem sendo combatido. O território nacional acabou sendo divido em enormes lotes para ser designado às multinacionais da mineração.

A economia nacional cresceu e é dada como exemplo. Só se fala do incremento das utilidades. No setor financeiro, no turismo, nos bicombustíveis, na agricultura de exportação, hidrocarbonetos e na extração mineral. Nada disto teria sido possível sem o acompanhamento paralelo da brutal campanha militar e paramilitar implementada no país pelo Plano Colômbia, que apontava na criação das condições sociais favoráveis ao projeto econômico.

Essas condições favoráveis consistiam na repressão absoluta das diversas formas de resistência ao saque neoliberal. A redução ao mínimo possível do movimento sindical, de tal forma que fosse possível aprofundar a contra reforma trabalhista que assegura a mão de obra barata para o investimento capitalista. Assassinar, corromper, ameaçar, aprisionar ou desaparecer a todos aqueles capazes de organizar a resistência contra as privatizações e ao desmonte das justas conquistas dos trabalhadores.

A essa tarefa de limpeza acrescentava-se a de criar o ambiente apto para a entrada dos investidores na área rural, o que se materializava com a investida militar e paramilitar que despojava a terra das comunidades indígenas e negras, às centenas de milhares de colonos, pequenos camponeses e mineiros. Nisso, as fumigações aéreas cumpriram um papel estratégico, fossem realizadas com veneno, bombas ou tiros. Tal estratégica tarefa fazia obvia a necessidade de incrementar a alavanca repressiva e o armamento aéreo que também serviam para combater os movimentos guerrilheiros.

As FARC, que tinham crescido a extremos perigosos, até o ponto de se converter em obstáculo considerável aos projetos do grande capital transnacional em toda a América do Sul. Era um mau exemplo, ao que o gigantesco aparelho de guerra conseguiria exterminar. Estava claro que a direção das operações estaria nas mãos dos generais do Pentágono. As forças militares colombianas, daí em diante, deveriam ficar completamente subordinadas a eles. A Policia, praticamente, já lhes pertencia.

Para que a intervenção militar estrangeira tivesse uma fachada mais amável, era decisivo vincular as FARC com o trafico de drogas. Assim nasceu o Plano Colômbia, ligado intimamente ao Plano Nacional de Desenvolvimento da administração Pastrana, destinado a perdurar nos governos subsequentes. Estava previsto que a ajuda financeira norteamericana se reduziria paulatinamente, até que a Colômbia, completamente armada, se encarregasse sozinha do assunto quando as FARC não mais existissem.

A estratégia neoliberal para a Colômbia foi cumprida com a maior precisão possível. Com os resultados mencionados, favoráveis desde o ponto de vista dos investidores, mas críticos para aqueles que morderam a isca da guerra contra as drogas. Podem ter se capturado cabeças importantes do narcotráfico, se apreendido carregamentos, acabado com enormes extensões de cultivos lícitos e proibidos, mas o negocio com todas as suas manifestações continua vivo e pujante.

O Plano Colômbia não é um fracasso na medida em que o projeto neoliberal de dominação econômica foi implementado em termos mais satisfatórios para o grande capital. Mas, ao mesmo tempo sim o é, pois o discurso de apresentação sempre esteve enfeitado com a promessa de acompanhar o crescimento da economia com a elevação do nível de vida da população menos favorecida e a solução para os problemas nascidos da desigualdade e da injustiça.

Nesse aspecto o Plano está rasgado completamente. Depois do Haiti, a Colômbia é o país mais desigual do continente. Alem disso, o aniquilamento das FARC também devendo, enquanto a guerra deixa desastrosas seqüelas. Santos, tão fiel porta voz do grande capital como Uribe, ensaia recompor essas realidades sem mudar nada de significativo no projeto. Assumiu-se o diálogo com as FARC pensando num interlocutor desmoralizado e a ponto de se render, equivocou-se por completo. A firmeza da organização revolucionária e a mobilização popular pela paz encarregam-se de prová-lo.

Para arrematar, 2012 passará para a história como o ano da aprovação dos TLCs com os EUA e Europa, em momentos em que a crise econômica os empurra para o desfiladeiro, com o sério risco de arrastar a economia colombiana ao abismo. Paralelamente, em alguns dos estados da União Americana, foi imposta majoritariamente nas urnas a descriminalização do consumo, evidenciando novamente que a guerra contra as drogas é uma imposição de poderosos interesses. A queixa de Santos a Obama por esses referendos evidencia a sua hipocrisia ao falar de legalização. A guerra contra as drogas é o pilar do projeto neoliberal. Toda a América Latina pode agora testemunhar.

Montanhas da Colômbia, 12 de dezembro de 2012.

Tradução: ANNCOL.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.