1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Foto - Macau portuguesChina - Ponto Final - A formação de quadros qualificados locais, anunciada como uma das prioridades do Executivo, tem especial destaque nas conclusões da consulta pública sobre o enquadramento da política demográfica da RAEM, apresentadas pelo Gabinete de Estudo das Políticas do Governo. Entre os aspectos da formação está o “multilinguismo” e o bilinguismo chinês-português, cujo reforço é defendido na maioria das opiniões recolhidas.


Foto: Pondspider (CC) - Nomes de ruas em Macau.

“Relativamente à formação dos quadros qualificados de língua portuguesa, a maioria da população entende que atendendo ao papel de Macau como plataforma de cooperação económica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o ensino das línguas oficiais, o Chinês e o Português, deve ser promovido”, lê-se no relatório ontem disponibilizado.

As opiniões colhidas junto de diferentes segmentos da população acrescentam ainda que “o Governo deve empenhar-se em promover a língua portuguesa, devendo apoiar, para o efeito, a organização de cursos de português nas escolas”.

Há, no entanto, cidadãos menos crentes na capacidade da RAEM para formar verdadeiramente profissionais bilingues, referindo que “Macau não vai conseguir formar os referidos quadros qualificados”.

A maior aposta na formação de quadros locais, bastante apoiada pela população auscultada (35 por cento a favor e 4,2 por cento contra), “deve ter como objectivo concretizar a transformação da RAEM num centro mundial de turismo e lazer” e ter em vista “tornar os residentes locais na forma motriz do crescimento económico de Macau”. Também com a aposta na língua portuguesa, defendem as vozes ouvidas. H.B.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.