1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Foto - LHÁfrica do Sul - Hoje Lusofonia - A Universidade de Pretória (África do Sul), vai contar com um leitorado de Português a partir do próximo ano. Esta é a terceira instituição de ensino superior a adoptar a Língua Portuguesa naquele país, estando prevista a implementação da língua como curso 'major' nos programas de Bacharelado em Humanidades.


O protocolo, assinado na passada semana com oInstituto Camões, prevê a criação de cursos em Estudos Portugueses para a Faculdade de Humanísticas da Universidade de Pretória e a formação de docentes, tradutores e intérpretes.

Para o embaixador de Portugal na África do Sul, António Ricoca Freire, esta é uma "importante alavanca na promoção da língua portuguesa".

O diplomata explicou à agência Lusa que o "protocolo terá um efeito multiplicador muito importante", visto que vão passar a existir "professores de Português, não apenas portugueses mas de língua portuguesa e de estudos portugueses", formados nas universidades locais.

A Universidade de Pretória refere-se ao Português, no seu site oficial, como "uma das dez principais línguas maternas do mundo" e como um veículo de "proximidade aos países lusófonos, como Moçambique e Angola, e a forte relação com oBrasil".

O coordenador do ensino do Português na embaixada de Portugal em Pretória, Rui de Azevedo, explicou à agência Lusa que o português "já está integrado e oficializado no ensino público e privado" da África do Sul.

Segundo o representante, no ano passado, 158 alunos fizeram o exame de 12º ano em português como segunda língua alternativa.

"Temos um público-alvo bastante alargado para estes cursos agora a serem criados nas universidades", acrescentou o coordenador Rui de Azevedo.

Segundo a agência Lusa, o Instituto Camões espera assinar um outro protocolo semelhante, no final deste mês, com a Universidade de Witwatersrand de Joanesburgo, também na África do Sul. A Universidade do Cabo completa o grupo de três instituições académicas daquele país que contam com um leitorado de Português. Boas Notícias


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.