1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180514 votoGuiné-Bissau - Opera Mundi - Resultados da primeira eleição desde o golpe de Estado de 2012 só serão conhecidos daqui a uma semana.


Cerca de 700 mil eleitores elegem neste domingo (18/05) o novo presidente da Guiné-Bissau no segundo turno das primeiras eleições democráticas que se realizam neste país desde o golpe de Estado de 2012.

O representante do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), José Mario Vaz, e o independente Nuno Gomes, candidatos mais votados no primeiro turno, disputam a chefia de Estado.

Segundo informou a Comissão Eleitoral, os 2.938 centros de votação distribuídos por todo o país abriram às 7h (4h em Brasília), sem incidentes nem atrasos significativos.

Uma operação de 900 policiais e 600 membros da Guarda Nacional vela pela segurança deste pleito, acompanhado por mais de 200 observadores internacionais.

Os resultados só serão conhecidos daqui a sete dias.

Independente de Portugal desde 1974, Guiné-Bissau sofreu com assassinatos de governantes e golpes de Estado, com uma única etapa de "paz política" governada durante 23 anos por João Bernardo "Nino" Vieira, derrubado em 1999.

Em 2012, um novo golpe desalojou do poder o ex-presidente Raimundo Pereira e o ex-primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que desde seu exílio em Portugal alertou sobre a intenção do governo provisório de "instaurar uma ditadura militar".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.