1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

LS.jpgAngola - Angop - Cuemba - O secretário para informação e propaganda do MPLA na província do Bié, António dos Santos Filipe, enalteceu o papel das membros da OMA, na luta de libertação nacional, que culminou com a conquista da independência do país a 11 de Novembro de 1975.


 

Em entrevista hoje à Angop, a margem das comemorações do 52º aniversário da Organização da Mulher Angolana (OMA) o político apelou a necessidade de se continuar a divulgar os feitos das heroínas como, da rainha NJinga Mbandi, Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso, Lucrécia Paím e outras anónimas, que perderam as suas vidas na defesa do país.

As membros da Organização da Mulher Angolana (OMA), disse a fonte, tiveram um papel importante no apoio aos guerrilheiros, onde as mulheres filiadas firmes e decididas participaram activamente nos combates contra as forças coloniais na altura.

Constituíram tarefas das membros da OMA, naquele momento, revelou a fonte, a produção de alimentos, organização de campanhas para alfabetização, cuidados de saúde, transportação de alimento e armamento para os combatentes em diversas frentes do país.

No âmbito da jornada em alusão as festividades do 2 de Março, a OMA na província do Bié reserva actividades, tais como, visitas às instituições sociais, palestras, bem como actividades desportivas e músico -culturais.

O 52º aniversário comemora-se sob o lema "OMA firme no apoio da mulher rural", o acto provincial decorreu no centro administrativo de Caliata, município do Cuemba, 164 quilómetros a leste do Cuito (Bié).

O dia 2 de Março é consagrado à mulher angolana, em reconhecimento ao seu papel desempenhado na luta de resistência do povo angolano contra a ocupação colonial portuguesa.

A efeméride, de particular importância, não só para as mulheres, mas também para os restantes membros da sociedade, deve-se ainda ao reconhecimento por si prestado e que, com coragem, determinação e com o preço das suas vidas, contribuíram para que Angola fosse hoje um país livre e independente.

 

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.