1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

021113 guineGuiné-Bissau - Opera Mundi - País sofreu golpe de Estado em abril de 2012 e formou governo provisório, que deveria ser substituído em novembro deste ano.


O presidente da transição em Guiné-Bissau, Manuel Serifo Nhamadjo, e os principais partidos políticos do país decidiram atrasar até 2014 as eleições presidenciais e legislativas marcadas para o próximo dia 24 de novembro devido à falta de fundos.

Segundo anunciou na sexta-feira (02/11) a presidência em comunicado, os problemas de financiamento que o Estado atravessa lhe impedem de realizar o pleito com garantias. O presidente, em sua negociação com os demais partidos, propôs como novas datas para as eleições os dias 23 de fevereiro ou 2 de março.

Após a reunião, Manuel Santos, líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o de maior representação no Parlamento, assegurou que não encontrava "nenhuma objeção" a estas novas datas, já que o objetivo é que as votações sejam "transparentes" e não possam ser "questionadas por ninguém".

Guiné-Bissau viveu um golpe de Estado em 12 de abril de 2012 que provocou a prisão do presidente interino, Raimundo Pereira, e do então primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior. Três dias depois, os militares golpistas e os partidos políticos decidiram pela criação de um Conselho Nacional de Transição, que governaria o país durante um ano, mas que ainda segue supervisionando o processo.

O golpe aconteceu antes do segundo turno das eleições presidenciais, convocadas para 29 de abril, na qual Gomes Júnior era como favorito.

Exilado em Lisboa desde então, Gomes, em recente entrevista à Agência Efe, lançou um apelo à comunidade internacional para evitar que seu país acabe transformado em um Estado fracassado controlado pelo narcotráfico.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.