O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar

angolaAngola - Prensa Latina - Qual direito de todos os angolanos, a liberdade e seus 40 anos de se proclamar como processo irreversível em Angola dominou a vida nacional durante 2015.

neto fidel.jpg 825434843O Diário - [Carlos Lopes Pereira] Há em Portugal pouca informação sobre as lutas anti-imperialistas dos povos da África. Ao contrário do acontece em relação a processos transformadores em outras partes do mundo, da América Latina à Ásia, passando pela própria Europa.

478px FNLA recruits Zaire2Angola - VOA - [Jonuel Gonçalves] Em 1974, os movimentos nacionalistas angolanos atravessavam uma enorme crise, mas, paradoxalmente, o seu apoio “interno” aumentava, o que colocava as autoridades coloniais portuguesas numa situação de prevenção contra possíveis explosões de violência de movimentos “espontâneos”.

TL Sahara OcidentalTimor-Leste - SOI - O presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, recebeu ontem em Díli o enviado do presidente da República e ministro delegado para Ásia da RASD, Maulud Saíd.

angolaAngola - Rebelión - [Ricardo Alarcón de Quesada, Tradução do Diário Liberdade] “Eu não conheço nenhum outro país, na era moderna, onde o idealismo tenha sido um componente tão chave de sua política exterior como o foi para a Cuba de Fidel (…) Não existe outro exemplo na história moderna no qual um pequeno país subdesenvolvido tenha moldado o curso dos acontecimentos em uma região distante – humilhando uma superpotência e desafiando outra repetidamente”.

SempreatentosaoperigoMoçambique - Opera Mundi - [Max Altman] Movimento independentista foi visto por moçambicanos como o triunfo da liberdade sobre a opressão colonial portuguesa.

agronegócio moncabiqueMoçambique - IHU - [João Vitor Santos] "A redução da produtividade em novas terras chega a atingir 60%, o que coloca famílias em situação de insegurança alimentar. Assim, quanto maior for o avanço do agronegócio, menor será a disponibilidade de alimentos", destaca o ativista Vicente Adriano.

oramasCabo Verde - Diário Liberdade - Óscar Oramas, vice-presidente da Associação de Amizade Cuba-África, no lançamento da reedição de seu livro "Amílcar Cabral para além do tempo", disse que o revolucionário cabo-verdiano "tem que ser mais conhecido e estudado" porque era um homem "à frente de seu tempo".

nzingaAngola - Opera Mundi - Ngola Ana Nzinga Mbande comandou diversas tribos durante décadas, lutando contra o tráfico de escravos.

amilcar cabral 2Guiné-Bissau - Mudar de Vida - [António Louçã] Primeiro publicado em Outubro de 2012, depois reeditado em Março de 2014, o livro de Tomás Medeiros leva-nos, através do exemplo concreto de Amílcar Cabral, a uma reflexão muito mais ampla.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.