1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

passarocaboverdeCabo Verde - Ciência Hoje - Dois portugueses estarão em Cabo Verde em Julho para dar início à produção de um documentário sobre calhandra-do-Raso. Para concretizar o projecto, Madalena Boto e Alexandre Vaz capitalizaram a verba através de uma "vaquinha" na Internet.


A ideia surgiu quando a bióloga e o ornitólogo (estudioso das aves), ambos ligados ao estudo da Natureza e à fotografia/cinema, souberam que a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) estava a realizar um projecto de conservação da calhandra-do-Raso em Cabo Verde. Através de uma campanha de crowdfunding (financiamento colaborativo pela Internet) conseguiram a verba para produzir um documentário.

A "vaquinha" on-line resultou em mais de 3500 euros, valor estimado para a produção do projecto. "Houve fases de mais e de menos optimismo. Achávamos que o projecto era interessante e estávamos contentes com o vídeo que tínhamos feito para o promover. Mas não sabíamos como ia ser recebido", informa Madalena Boto, que trocou o estudo da biologia pelo curso de Produção de Documentários de Vida Selvagem, na Universidade de Salford (Inglaterra).

Os portugueses vão acompanhar, a partir do próximo mês de Julho, o trabalho de campo desenvolvido pela ONG local Biosfera 1, pela SPEA e pela Royal Society for the Protection of Birds na ilha de Santa Luzia.

"Embora nunca tenhamos ido a Cabo Verde, já trabalhámos com espécies de aves endémicas de ilhas. Conjugaram-se, assim, uma série de circunstâncias. Na viagem, não poderemos ir às ilhas todas, mas não vamos afunilar no projecto da calhandra. O nosso objectivo é retratar, parcialmente, a biodiversidade das ilhas", acrescenta Alexandre Vaz, ornitólogo e fotojornalista.

Sobre o crowdfunding, o português detalha que o projecto recebeu mais de 100 doações que permitiram ultrapassar o valor pretendido, a maior parte delas entre os 5 e os 20 euros. "Agora que o projecto vai começar, estamos muito entusiasmados. Esperamos que as pessoas que nos ajudaram, e todas as outras, gostem do resultado final. Esperamos também contribuir para a valorização do património natural em geral e o de Cabo Verde em particular", concluiu.

Foto: hans zwitzer / Flickr - Alguns direitos reservados


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.