1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

101012 camponesesmocambiqueUNAC - O Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, enviou em julho para Moçambique, o militante e técnico em agropecuária, Gilberto Afonso Schneider, para passar 6 meses  naquele país realizando intercambio de conhecimentos técnicos na área de sementes crioulas com a União Nacional de Camponeses – UNAC.


O intercambio esta sendo realizado na União das cooperativas agrícolas de Marracuene – UCAM, no Distrito de Marracuene, Província de Maputo. A UCAM e formada por 38 associações e cooperativas comunitárias e  membro integrante da UNAC. O intercambio visa articular junto aos camponeses organizados na UNAC o resgate de sementes crioulas (nativas) que estão em risco de extinção e que tenham maior importância para a soberania alimentar daquele país, desenvolver técnicas simplificadas e de fácil compreensão dos camponeses para resgatar e manter a pureza das variedades e melhorar seu potencial produtivo dando continuidade no trabalho realizado pelos camponeses por milhares de anos e multiplicar sementes crioulas para que todos os camponeses possam ter acesso a variedades adaptadas a sua realidade.

Gilberto informou que já foram realizadas varias visitas a campo para conhecimento das áreas de cultivo e iniciado um processo de formação com os camponeses que irão participar diretamente na implantação dos campos de sementes. Também junto com a UCAM foi realizada a escolha das espécies a serem trabalhadas, que serão quatro: milho, feijão nhemba, amendoim e mandioca. Ao todo serão implantados dez campos de produção de sementes destas quatro culturas, de diversas variedades.

A expectativa em torno do trabalho esta muito boa, esta tendo uma grande aceitação e adesão pelos camponeses se espera chegar, neste primeiro ano, a dez variedades resgatadas e multiplicadas. A produção destas variedades será dividida entre os camponeses envolvidos na implantação dos campos e uma parte será destinada para a criação de uma casa de sementes.

Foto: UNAC


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.