1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

290410_mocambiqueMoçambique - Canalmoz - As chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes que afectam um pouco todo o país, e que provocaram inundações, principalmente na zona centro, já causaram seis mortos e 51 feridos.


Os danos causados por estes fenómenos incluem a destruição de 2 382 casas, 55 salas de aulas, 11 locais de culto e quatro postos de saúde, para além de inundação de campos agrícolas.

Esta informação foi avançada pela ministra da Administração Estatal, Carmelita Namachilua, que falava esta quinta-feira, na Assembleia da República (AR), sobre o ponto de situação em relação às calamidades.

A titular da pasta da Administração Estatal disse que para monitorar a situação de calamidades, em Fevereiro de 2010, o Governo, através de uma equipe técnica, realizou uma avaliação intermédia da campanha agrícola e da segurança alimentar que constatou, segundo ela, que a situação da seca causou a perda de cerca de 647 901 hectares de culturas agrícolas da primeira época em 55 distritos na região cento e sul do país.

Ainda segundo a ministra, esta situação poderá significar uma redução na produção de cereais na ordem de 353 mil toneladas, ou seja, 11 porcento da produção total de cereais projectado para a presente campanha agrícola.

Assim, de acordo com dados apresentados pela ministra, cerca de 456 290 pessoas encontram-se numa situação de insegurança alimentar extrema com maior incidência para a província de Tete (142 mil pessoas), Sofala (90 210 pessoas), Inhambane (47 720 pessoas), Manica (42 950 pessoas), Gaza (30 mil pessoas), Maputo (22 mil pessoas), e Nampula com 9 410 pessoas.

Alegou a ministra que esta situação fez com que o Governo decretasse o alerta vermelho institucional, criando maior espaço para coordenação entre os diferentes intervenientes na gestão de calamidades.

Neste contexto, ainda segundo a ministra, foram realizadas acções de busca e evacuação das populações para as zonas seguras. Assim, até o dia 16 de Março tinham sido evacuados 6 257 pessoas das bacias do Zambeze, Púnguè e Búzi, estando a grande parte das famílias já acomodadas nas zonas de reassentamento.

Namachilua frisou que a época chuvosa 2009/2010 está sendo caracterizada por uma série de acontecimentos que obrigam o Governo a redobrar as suas actividades para minimizar a perda de vidas humanas e de infra-estruturas essenciais para o desenvolvimento das comunidades.

Na zona sul, a presente época chuvosa iniciou com a queda de precipitação acima do normal facto que, na cidade de Maputo afectou 1 580 pessoas que ficaram com residências inundadas.

Nas últimas duas semanas do corrente mês, as províncias de Gaza e Maputo foram afectadas por enxurradas que alagaram zonas residenciais e áreas de produção agrícola. Na cidade de Xai-Xai, a situação afectou 251 famílias.

Referiu também a ministra, que o Governo criou condições para abrigo de apenas 161 famílias.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.